O Sol é imprescindível à vida. Tem um papel muito importante no nosso estado de humor, intervém na síntese da vitamina D, contribuindo assim para o nosso bem estar e saúde em geral. No entanto, sem as devidas precauções ele pode tornar-se o nosso pior inimigo!
Conheça um pouco os efeitos do Sol na pele, provocados principalmente pelos raios UV:
- Os raios UVA são constantes durante todo o ano e os principais responsáveis pelos danos cutâneos a longo prazo. São indolores, mas muito insidiosos. Penetram na pele profundamente e aceleram o envelhecimento prematuro. São responsáveis pelo aparecimento de manchas, rugas, perda de elasticidade e firmeza da pele.
- Os raios UVB são responsáveis pelo eritema cutâneo. Penetram superficialmente na pele e causam as queimaduras solares. As conhecidas manchas vermelhas são uma consequência da exposição excessiva aos raios ultra-violeta. A longo prazo, podem contribuir para o desenvolvimento do cancro de pele. São mais intensos nos meses de Verão, entre as 12h e as 16h.
A ideia não é abdicarmos do Sol, mas sim não abdicarmos do protetor solar! Os protetores solares podem ser químicos (absorvem os raios UV), ou físicos (refletem os raios UV). Ao comprarmos um protetor solar devemos optar sempre por produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB. A escolha do SPF deverá ser adequada a cada tipo de pele.
Hoje venho falar-vos da minha proteção solar de rosto. A pele do rosto está mais exposta e merece cuidados especiais. Até porque não é somente a luz solar que prejudica a pele, a luz artificial a que estamos submetidos grande parte do dia, também pode causar danos severos, podendo até criar manchas no rosto. Daí a importância de protegermos a nossa pele o ano todo e não apenas nos meses quentes ou quando vamos à praia!
Atualmente estou a usar o protetor solar da Heliocare (recomendado pelo meu dermatologista) e ele adapta-se muito bem à minha pele! Como tenho uma pele muito sensível, utilizo um fator de proteção elevado (SPF 50). Protege a pele contra os raios UVA e UVB. Contém Fernblock um composto de origem natural, com propriedades fotoprotectoras, antioxidantes e imunoprotectoras. A sua textura ligeira em gel é especialmente adaptada para peles normais a oleosas. Não comedogénico. Sem parabenos. Pode ser encontrado em farmácias e o preço ronda os 32,50€.
E vocês têm por hábito usar protetor solar o ano inteiro? Qual a vossa marca preferida?
by Telma Soares
Sou fã de protectores solares! Não dispenso.
ResponderEliminarhttp://adorosercomosou.blogspot.pt/
Eu cá não dispenso um bom protetor solar.
ResponderEliminarIsabel Sá
https://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Good sunscreen is so important. Great post.
ResponderEliminarxox
Lenya
FashionDreams&Lifestyle