23/09/2015

VIAGEM A SAIDIA - PARTE II



Como mencionei no post anterior, para além da estadia em Saidia (podem ver aqui), fizemos uma viagem cultural á cidade de Fez! A mais antiga Medina do mundo árabe!

Vamos conhecer Fez?

Na cidade a língua oficial é o árabe e o francês, mas muitas pessoas sabem desenrascar o espanhol! Eram cinco da manhã e já estávamos prontos para partir do hotel. Até chegar á cidade de Fez, o percurso levou quatro horas de viagem.

- Á chegada, a primeira paragem foi no Palácio Real de Fez. Talvez seja uma das atracões mais fotografadas da cidade, pois o Palácio é lindíssimo! Atualmente, funciona mais para festas e cerimónias, ou quando o rei visita a região! Este Palácio tem sete portas em bronze, pois para a cultura os números ímpares são significado de boa sorte! Pena, não fazerem visitas ao interior!





















- Seguimos para a Medina, a zona mais antiga e velha da cidade. Rodeada por muralhas abertas, não pode ser avistada de fora. Constituída por mais de 7 mil ruas, 900 das quais não têm saída… um autêntico labirinto! É mesmo necessário a companhia de um guia nesta visita, caso contrário o risco de perdermo-nos naquelas ruelas é muito grande! Dentro dela, vivem 300 mil pessoas que trabalham no artesanato e possuem as suas próprias lojas, fazendo ali a vida. Dentro da Medina os veículos de quatro rodas não podem entrar. Como transporte usam apenas o burro, a mula ou o carro de mão. Ficávamos espalmados contra as paredes sempre que ouvíamos o grito do condutor anunciando a passagem dos burritos, pois dentro da Medina estes têm sempre prioridade. Um autêntico mundo vivido á parte!


- Depois de lá entrarmos, a primeira loja que visitamos foi a Alla´a Art Gallery, a loja dos metais trabalhados á mão! As peças são “bordadas” pelos artesãos apenas de memória! Devido ao cansaço da vista e pelo esforço minucioso das peças, o artista trabalha apenas entre 4 a 5 horas por dia. Dependendo do tamanho das peças, uma bandeja por exemplo, pode demorar 35 dias para ser terminada. Ah, acabei por trazer um conjunto da típica chaleira. : )


- Ainda dentro da Medina, passamos pelo seu maior símbolo, a mesquita Karaouine. A primeira universidade do mundo, fundada no século 9 por uma mulher, de nome Fátima. Hoje em dia, funciona apenas como universidade religiosa.


- O almoço foi num restaurante tipicamente marroquino, o PALAIS LA MEDINA! O prato foi do género “cozido á portuguesa” adulterado! : ) Uma mistura de frango cozido com legumes, grão de bico, uvas passas e cuscus… bastante delicioso mesmo!


- Depois do almoço, seguimos viagem e visitamos uma das lojas de tecidos. Sedas, Pashminas… tudo da loja é feito no tear! 


- Uma das ultimas visitas ficou para os couros. Foi nos entregue um ramo de hortelã á entrada da loja e adivinham para que efeito? Para amenizar o cheiro nauseabundo que por ali se fazia sentir!! Subimos ao terraço de onde conseguimos avistar os tanques onde é dado o tratamento liquido ás peles. Numa segunda etapa, os couros são transportados para outros tanques de cores para ficarem de molho. Naquele dia estavam em obras e em limpezas!


- Antes do regresso ainda passamos numa loja medicinal, onde obtivemos informação sobre alguns remédios caseiros, cuja receita é transmitida de pais para filhos por várias gerações. Trouxe um chá depurativo que eles tomam uma vez por semana!

Durante toda esta viagem pelas ruas e ruelas estreitas, não dá para ficar indiferente aos cheiros intensos da carne e do peixe expostos em cima de balcões. Também somos constantemente abordados por miúdos e vendedores de rua… incansáveis (chatos), capazes de absorver e esgotar toda a nossa energia! Mas mesmo assim, sempre amáveis! Ainda havia muito mais para contar, mais para mostrar, mas nunca seria o suficiente para transmitir-vos aquela verdadeira essência. Só sabe quem lá passa!

Ao fim do dia, no regresso… inesperadamente já havia saudade! Vontade de voltar e de sentir de perto aquela vida dentro dos muros da Medina. E agora que recordei quase tudo de novo, termino nostálgica! Inshalá (que quer dizer: se Deus quiser), quero voltar a Marrocos! Conhecer outras cidades, como Marrakech, Casa Blanca, Agadir, Rabat… fazer esse percurso mas numa aventura sobre rodas quem sabe!

by Diana Soares






9 comentários:

  1. Que lugar lindo!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, deve ter sido fantástico!
    Amei as fotos :)

    Beijinho
    happyinthesunblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Uauu que fotografias lindas e que sitio maravilhoso *.*
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
  4. Beautiful photos! I hope you had a lovely time :) xx

    ResponderEliminar
  5. O circuito imperial marroquino é uma das minhas viagens no topo da lista. Sempre tive imensa curiosidade em conhecer e nem a desilusão que foi Casablanca me vai conseguir demover :)
    Voar Viajar Viver

    ResponderEliminar
  6. I lov'it , fantastic place.
    kiss,kiss

    http://www.sweetyandvanity.com

    ResponderEliminar